13.4.11

Fico chocado com as informações do massacre das pré-adolescentes cariocas e sei que é redundante repetir perguntas vazias que pipocam no dia a dia.

Já temos a nossa Columbine e logo aparecerão os bode expiatórios que dividirão as responsabilidades pelo fatídico dia. Além das 13 vidas sobra uma cicatriz coletiva, profunda, que mudará os rumos do sistema de ensino nacional. Um trauma dessa proporção tem o poder de mudar rumos pré-definidos. E quem se arrisca a enfrentar os sintomas que esse tipo de evento aponta?

Escolas são lugares sagrados e nos acostumamos a conviver com as trágicas sabotagens nesses ambientes. Estruturas precárias, docentes pouco preparados, abordagens antigas e ineficientes. Os verdadeiros valores são ensinados em novelas e reclames. Seja estúpido, não pergunte.

Não teria nada a ver com esse assunto se resumisse minhas preocupações aos problemas que me atingem diretamente. A falta de educação a longo prazo é nociva à todos. Gostaria de ter conhecido um Zuckerberg ou uma Gaga. Sem educação não se atinge o ápice em tecnologia e arte. Somos fartos em estrelas do esporte e modelos, onde o repertório é menos importante que as habilidades físicas.

Se voce quer mesmo viver em um país de primeiro mundo, comece a se preocupar com assuntos que estão um pouco mais distantes da sua rotina. Os desdobramentos a longo prazo sempre cruzarão o seu caminho.

Sem comentários: