27.2.11

O Facebook mudou a forma como as pessoas se relacionam. Também o Flickr, o Twitter, o Orkut, o MSN e todas as opções digitais que nos permitem interagir com o mundo quando estamos sozinhos.

O logos fala por si próprio. O inconsciente conversa com o consciente. Imagens são trocadas e comunicam antes de qualquer palavra. Quais serão as conseqüências do inconsciente se tornar tão explicitamente consciente?

A telepatia é associada com a capacidade de comunicação sem o uso das palavras. Eu não falo, eu imagino e transmito. Quando estou na frente do monitor posso dizer muito publicando um clipe de alguma música que transmita o que estou sentindo. Não é possível saber quem e quando vão permitir que o vínculo se faça. Mas telepatia também funcionaria assim, dizem. Eu penso e mando esse meme sem abrir a boca.

Nos agrupamos com aqueles que dividimos experiências de satisfação. Sintonia que possibilita a criação de bolhas de realidades paralelas. A grama do vizinho sempre vai ser mais verde. O desejo mimético guia o movimento da moeda. Isso acontece no analógico e no digital.

Além da ilusão de liberdade proclamada por precoces entusiastas, palavras ditas ao vento se evaporam. O assunto digitado fica arquivado. O grande irmão já existe. Play your part.

Sem comentários: