29.12.08

É inevitável fazer um esforço nesses últimos dias do ano para levantar a ficha de tudo o que foi realizado ao longo desse período. Uma das boas vantagens de se definir objetivos e metas (bem esclarecidas), é pode fazer um checklist de tudo o que foi possível se materializar, independente dos frutos resultantes, que nem sempre correspondem as expectativas anteriores.

Confesso que, ao contrario dos anos passados, 2008 foi um período difícil de ser avaliado. Sim, foram traçados objetivos e metas que exigiram um depósito gigantesco de energia, dentro de um cenário tempestuoso, com forças sempre dispostas a provar qualquer certeza e verdade absoluta que eu mesmo defini como parâmetro. Algumas das apostas vingaram, outras deram sinais confusos e poucas deixaram um desagradável gosto amargo na boca.

Fui uma corrida em busca da visibilidade que ainda não chegou, enfrentando obstáculos diários, com progressivos avanços nos níveis de dificuldade, com pernas cansadas, mãos atadas, boca amordaçada. Consegui chegar em lugares distantes, ver paisagens divinas e expandir meus sonhos para patamares difíceis de serem aceitos (quando se trata de alguém que cresceu sob a influência da culpa católica). Não acredito ainda que eu esteja mais próximo daquilo que desejo, mas termino o ano com uma certeza gigantesca de onde quero chegar. Em épocas de pânico generalizado, qualquer certeza te faz uma pessoa iluminada.

A passagem para a etapa adulta da nossa vida tem como principal característica a adoção da postura responsável pelos próprios atos. Se tem algo que aprendi muito bem esse ano foi a capacidade de realização de um único indivíduo. Só se desculpa quem teve preguiça, ou quem consegue se enganar a ponto de colocar nos outros a responsabilidade de algo que emperrou em algum momento.

Depende só de mim agora. Sei que em 2009 ficarei com a incumbência de colocar o navio na direção que eu quero que ele siga. Sem medo, sem culpa, sem orgulho. É o que deve ser feito, é o que o meu coração manda e é para onde todos os sinais apontam.

1 comentário:

Fabi disse...

adoro seu blog só pra constar..
e adoro vc...
beijos