27.5.13

Olhar e fazer

Contemplar e agir são ações que envolvem planejamento e execução. Pesquisa e criação. O inconsciente está por trás de qualquer ação que surja como espontânea, somos reativos mesmo quando não encontramos em um primeiro momento as causas que nos fizeram tomar alguma atitude.

Por instinto nos esquivamos de situações ou pessoas que desafiam nossa paciência e desequilibram o tão valorizado bem estar. O conforto que tanto buscamos não resiste aos desafios propostos por aqueles testes de resistência comuns em qualquer atividade que desejamos exercer. Pra fazer algo relevante é imprescindível abandonar o estado de prazer e exercitar a resistência em permanecer desconfortável por alguns intervalos de tempo.

Quando a decisão de mudança é imposta por forças maiores e invisíveis temos ainda o alento de tercerizar a responsabilidade do infortúnio, o que torna mais simples aceitar o obstáculo, procurar culpados ou erros cometidos. Seja qual for a posição adotada frente ao problema a solução sempre partirá de uma mudança interna, nem que seja para mudar a perspectiva de algo que pareça inevitável.

O poder do estado de presença fica mais evidente quando a tentadora posição de vitima é descartada e assume-se o papel de protagonista da própria história. Quem se julga insignificante na sua experiência terrena perde a oportunidade de experimentar os milagres que surgem com sutileza entre cada ciclo do devir. Cada resgate efetuado com outras almas nos dá energia para continuar nossa jornada mesmo quando estivermos praticamente destruídos. Nos momentos de ruína novas forças são descobertas e o verdadeiro potencial emerge dos músculos fracos e esperanças extintas.

Não existe ensinamento secreto pois nada é descoberto sem o propósito de permanência. A transferência de qualquer conhecimento é independente do valor cobrado ou do pupilo escolhido. Se haverá crédito, gratidão ou uso responsável da informação transferida, nada disso é certo. Não cabe ao tutor qualquer julgamento sobre o futuro dos que acessaram seus frutos. Esses serão somente responsáveis pelo desenvolvimento e repasse daquilo que receberam. As duas partes aprendem no processo. Houve troca, houve afeto, houve resgate.

O desconhecido causa pavor. Figuras psíquicas ativadas desafiam qualquer mente que se julga racional. O diabo, "coisa ruim" é perigoso quando não aceito. Sua sombra será indomável enquanto enxergar somente a falta de luz nas atitudes do seu próximo. O bode expiatório do seu mundo só vai revelar a sua própria escuridão. Ladrão que fala de ladrão, puta que xinga puta, vagabundo que desdenha de vagabundo e invejoso que teme outro invejoso.

Quando o seu outro é contemplado, o seu self é revelado. A bagagem escondida guarda riquezas que serão acessadas quando a sobrevivência estiver ameaçada. A consciência geralmente é ingênua quanto aos potenciais adormecidos em cada organismo. Qualquer criação é mais potente quando descobrimos recursos que pareciam inacessíveis.

O tempo mostrará os desdobramentos de cada descoberta. As sementes germinadas trazem fortunas que sustentam a permanência no jogo.

Sem comentários: